O Dia de Cooperar, popularmente conhecido como Dia C, é um evento em comemoração ao Dia do Cooperativismo. Neste ano de 2021 a data será celebrada no dia 03 de julho. Essa ação será mobilizada e viabilizada pelo Elo Cooperativista Social (Ecoos) formado e fomentado pelas maiores cooperativa da cidade, sendo elas: Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Sicoob AC Credi, Sicoob Crediriodoce, Unicred e Unimed que juntas promoverão, no próximo dia 3 de julho, uma grande ação solidária.
Este ano, devido a pandemia causada pela Covid-19, a ação – que até então era realizada presencialmente, envolvendo muitas pessoas – sofreu modificações em seu escopo, passando para o ambiente virtual. Mesmo com o distanciamento social o amparo àqueles que mais precisam permanecerá através da campanha de arrecadação de alimentos que ganhou o nome “10+10 = Muito mais que 20” em combate à fome.
Sabemos que desde o início da pandemia as doações às intuições de assistência social e às famílias carentes reduziram drasticamente. Pensando nisso, o Ecoos criou a campanha que se iniciou no último dia 14/6 e vai até o dia 02/07, com o intuito de arrecadar o máximo de alimentos que conseguir para ajudar a quem precisa.
Para doar, basta dirigir-se a qualquer uma das cooperativas que fazem parte do Ecoos, visto que cada instituição destinará um espaço para arrecadação. A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce está responsável pelo recebimento de leite, e as demais, Sicoob AC Credi, Sicoob Crediriodoce, Unimed e Unicred, pela coleta de alimentos não-perecíveis de forma geral.
De acordo com o agente de educação cooperativista, José dos Passos, o Dia C é um programa nacional que busca promover iniciativas socioambientais e transformar a realidade das pessoas. “O Dia C a cada ano possui uma pauta diferente que visa ajudar da melhor forma possível as pessoas. Neste ano a ação tem a finalidade de amparar de forma solidária às famílias que estão enfrentando dificuldades por consequência da Covid-19. Uma das formas mais plausíveis que encontramos de fazer o bem foi através das doações de alimentos garantindo a dignidade da pessoa humana.” Explica.