O sorgo é um tipo de cereal que passou a ser muito usado em silagem, em ração para animais e outras utilidades agrônomas por conta da sua qualidade e também pelo custo-benefício. Hoje existem tipos de sorgo que são usados em silagens em todo o país, inclusive na região do leste mineiro.

A seguir, você vai conhecer os principais tipos de sorgo e quais dessas variedades podem ser usadas na região do leste de Minas Gerais, principalmente na criação do gado leiteiro. Confira!

Os tipos de sorgo

São três grandes tipos diferentes de sorgo que também são subdivididos em outras variedades. Esses principais são: granífero, duplo-propósito e o forrageiro tradicional. Há também a possibilidade de usar o sorgo híbrido, ou seja, que seja a mistura de dois ou dos três tipos gerais.

A grande diferença do sorgo para o milho é que em locais com pouca chuva, como é o caso da região leste de Minas Gerais, o sorgo funciona melhor e gera maior produtividade. O milho é ótimo para lugares com alto índice pluviométrico, diferente do que ocorre por aqui.

Os melhores para a região

O forrageiro tradicional é o mais utilizado, o custo dele é bem baixo e existem vários híbridos que se adaptam bem a várias regiões e climas do país. Ele é mais indicado para rebanhos que produzam de baixa à média quantidade de leite por dia. Rebanhos mais robustos precisam de um alimento melhor.

O duplo-propósito possuem uma qualidade maior que a do forrageiro, bem próxima a do milho. São fortes contra doenças e até contra a acidez do solo, em caso de plantação e alimentam bem o rebanho. É uma ótima opção para a região.

Já o granífero é o tipo de sorgo mais caro, já que tem uma produção baixa e é necessário comprar muitas sacas para compor toda a silagem. Isso pode encarecer bastante a produção de leite e não valer a pena.

O melhor sorgo vai ser aquele que mais tem a ver com o seu tipo de rebanho e de produção, mas o duplo-propósito tem bastante qualidade e um custo-benefício bem vantajoso para o produtor.

Se tiver gostado deste texto sobre os tipos de sorgo mais propícios para a região, compartilhe-o com o seu amigo produtor que precisa dessas dicas!