No dia  13 de julho os representantes do Conselho Paritário Produtores/Indústria de Leite do estado do Paraná estiveram reunidos com o vice-diretor da Cooperativa, João Marques, com o gerente geral, Gilmar Oliveira, e o gerente de política leiteira, Alexandre Coelho, para a demonstração do que é o Conseleite.

Os Representantes estão visitando indústrias do Estado de Minas Gerais a convite da Organização das Cooperativas  (Ocemg), Federação da Agricultura e Pecuária  (Faemg) e Sindicato das Indústrias de Minas Gerais (Silemg) para implantar esse sistema em Minas.

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce foi uma das empresas do estado que se dispôs a participar da implantação e do Conseleite em Minas, por isso, os representantes vieram para elucidar como é feito todo o processo e quais informações à empresa participante precisa fornecer ao conselho, para seu pleno funcionamento.

 

Entenda o que é o Conseleite:

O Conseleite é uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúnem representantes de produtores rurais de leite do estado e de indústrias de laticínios que processam a matéria-prima (leite). O Conselho é paritário, ou seja, o número de representantes dos produtores rurais é igual ao número de representantes das indústrias.

O principal objetivo do Conselho é a busca de soluções conjuntas pelos produtores rurais e indústrias para problemas comuns do setor lácteo.

A necessidade de estabelecer, através de entendimento entre produtores rurais e indústrias, formas alternativas para a remuneração da matéria-prima (leite) ao produtor, que pudessem reduzir os conflitos que se estabeleceram entre estes e as indústrias após a desregulamentação do setor no país na década de 1990. Tais alternativas devem também favorecer o desenvolvimento sustentável, tanto da produção de leite como da produção de seus derivados, bem como contribuir para a melhoria da qualidade do leite e derivados produzidos no estado.