A ausência de chuvas é um grande motivador para diminuir a produtividade da propriedade rural leiteira como um todo. Diminui-se a oferta de capim, aumentam-se custos de produção e também é diminuída a quantidade de litros de leite por vaca.

Nesse momento, quando não planejado previamente, o produtor pode até mesmo acabar pagando para produzir o leite. Por isso é tão importante adotar medidas que visem diminuir os impactos da seca.
Abaixo você confere algumas dicas de especialistas, com alternativas para o produtor não se ver nessa enrascada. Acompanhe:

A produtividade da propriedade leiteira não se resume apenas ao número de litros de leite que é coletado diariamente, mas sim na eficiência dessa produção. Não adianta uma propriedade fornecer 200 litros de leite diários, ao valor de R$ 1,50 por litro, por exemplo, gerando uma renda de R$ 300, quando os custos de produção superaram esse valor, não é mesmo?

Por isso a primeira medida que deve ser adotada, considerando nutrição, é a de se precaver com alternativas alimentares no período da seca. Nesse caso o produtor pode, por exemplo:

— Fazer silagem de capim, milho, soja dentre outros alimentos proteicos para serem usados no inverno;
— Investir no plantio de capins mais resistentes a escassez de água;
— Investir no melhoramento genético das vacas para que o rebanho tenha características que o tornem mais resistentes aos períodos de poucas chuvas;
— Trabalhar a fertilidade da propriedade como um todo como, por exemplo, aplicando suporte de nitrogênio no solo ainda no período de chuvas;
— Piquetear as áreas de pastagem;
— Plantar cana para ser usada como suplementação juntamente com ureia;
— Possuir áreas permanentes de produção de leguminosas, para serem usadas a qualquer tempo, e principalmente nas secas.

Além é preciso que o produtor pense em questões zootécnicas e sanitárias, pois, em períodos de seca a vaca tende a ficar mais enfraquecida e suscetível aos fatores ambientais. Por fim o produtor deve durante todo o ano pensar na sua propriedade como uma empresa, afinal ela é, seja pequena ou grande.

Dessa forma, a necessidade de investimento em formação técnica e aumento na capacidade de gestão também se tornam fatores decisivos para a produtividade da propriedade.

Gostaria de deixar sua opinião de como aumentar a produtividade da propriedade no período de seca? Deixe nos comentários e vamos interagir para ajudar outros produtores. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.