A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce comemorou o Dia Mundial do Leite doando 1.560 litros de leite a três instituições filantrópicas de Governador Valadares.

No dia 27 de abril a Cooperativa lançou o projeto Universidade do Leite, um projeto inovador na região e que tem o objetivo de capacitar os cooperados para que sejam capazes de melhorar a produtividade de suas propriedades e garantir uma pecuária leiteira mais sustentável. O projeto é em parceria com a MSD Saúde Animal e teve as inscrições gratuitas, mediante apenas a doação de uma caixa com 12 litros de leite para serem doadas a instituições de caridade de Governador Valadares. No total a Universidade do Leite contará com duas turmas de 65 alunos cada, assim foram totalizadas 130 caixas de leite num montante final de 1.560 litros de leite.

As doações aconteceram no dia 1º de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Leite.  A data foi criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos lácteos para a manutenção de uma alimentação equilibrada.

O vice-presidente da Cooperativa, João Marques, os conselheiros Geraldo Birro, Fernando Ferreira, Turíbio Modesto, José Barreto e Ademar Feliciano Leite e a assistente de Departamento Pessoal, Francislene Moreto, foram às três instituições para fazer a entrega. “O Dia Mundial do Leite é uma data muito importante para conscientizar a população dos benefícios que o leite proporciona a todos nós. Fazermos essa doação nesta data é uma alegria muito grande para nós, escolhermos três instituições que fazem um trabalho fantástico em Valadares e temos a certeza que o leite pode contribuir ricamente para a saúde principalmente de pessoas mais idosas e em tratamento de doenças,” explica João Marques.

Cada instituição recebeu 520 litros de leite, conheça um pouco de cada entidade:

Associação Santa Luzia – O objetivo maior da Associação Santa Luzia consiste em abrigar idosos, deficientes físicos, deficientes visuais e crianças excepcionais, que por tais circunstâncias estejam privadas das condições mínimas para lutar por sua própria sobrevivência, e que tenham sido abandonadas ou que vivam num ambiente familiar de comprovada e extrema carência.

Casa Dona Zulmira – Uma casa que acolhe idosos com 60 anos ou mais, que não são portadores de doenças contagiosas, não estão em tratamento psiquiátrico e não são dependentes químicos. O atendimento é direcionado a toda cidade, inclusive às cidades da região. Portanto, o trabalho desenvolvido é de fundamental importância para a comunidade local e regional.

Abrigo Esperança – Uma casa, fundada há 12 anos, com o objetivo de acolher pacientes oncológicos e nefrológicos que residem em outras cidades, mas fazem o tratamento em Governador Valadares. Dessa forma, pacientes que não têm condições de arcar com as despesas de hospedagem e alimentação são acolhidos no Abrigo Esperança.