A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce em parceria com a MSD Saúde Animal lançou no dia 27 de abril, na sede da FAGV (Faculdade de Administração de Governador Valadares) um projeto inovador e único na região do Vale do Rio Doce, a Universidade do Leite. No evento de lançamento a Cooperativa realizou uma aula magna que contou com palestra sobre Cooperativismo ministrada pelo Mestre Geraldo Magela da Silva. Mais de 200 pessoas participaram do evento e as inscrições para participação na Universidade do Leite foram um sucesso e superou as expectativas.

O projeto visa qualificar os cooperados e seus colaboradores objetivando a prestação de serviços diferenciados, focados na melhoria da qualidade e no aumento da produtividade. A Universidade do Leite é um curso reconhecido pela Universidade Corporativa da MSD Saúde Animal e o aluno, após o término da capacitação, recebe um certificado de conclusão de curso.

O presidente da Cooperativa, Guilherme Olinto Resende, acredita que o projeto vai trazer muito conhecimento aos cooperados “O grande benefício da Universidade do Leite é aumentar a qualificação da mão-de-obra e a tecnificação das propriedades da nossa região, pois os alunos são os funcionários das fazendas e os cooperados. Assim, levamos informações sobre a importância da higiene, conforto animal, manejo reprodutivo, controle de mastites, manejo de bezerras, entre outros assuntos importantes para a produção leiteira. É mais um projeto que cumpre a nossa missão de levar desenvolvimento tecnológico aos cooperados,” explica.

O curso será dividido em 5 módulos, sendo cada um com uma aula mensal na primeira segunda-feira do mês de 19h às 22h. Haverá também dois dias com aulas práticas e um módulo especial realizado dentro da Expoagro. Os módulos serão:

  • Criação de bezerras | Aplicação de medicamentos injetáveis
  • Curso ordenhador | Prevenção, diagnóstico e tratamento de mastite
  • Reprodução e Melhoramento Genético
  • Nutrição animal e intensificação de pastagens
  • Bem estar animal (manejo racional)