A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce participou na sede do Sistema Ocemg em Belo Horizonte do treinamento sobre a metodologia e funcionamento do Programa de Acompanhamento Econômico e Financeiro das Cooperativas (GDA).

O Programa está sendo desenvolvido pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), e viabiliza um monitoramento sistemático dos principais indicadores de desempenho econômico-financeiro do segmento, permitindo que as informações de balanço das cooperativas sejam transformadas em dados gerenciais, dando mais transparência para a gestão e um melhor acompanhamento através dos relatórios gerados. Foram escolhidas quatro entidades modelo para experimentar previamente os benefícios do programa. Caso obtenha sucesso, a intenção do sistema OCB é implementar nas demais cooperativas.

“É uma ferramenta completa. Antes tínhamos um sistema interno da cooperativa não existia comparativo com outras organizações”, frisou o gerente da controladoria da Cooperativa, Willian Salvador.

Para o presidente da Cooperativa, Guilherme Olinto Resende, é uma honra ser uma das cooperativas modelo que farão o uso prévio do programa desenvolvido pelo sistema nacional. “É sempre um privilégio sermos reconhecidos pelo trabalho que realizamos. A ferramenta de que iremos dispor será para facilitar o dia a dia na administração da empresa. Ter a oportunidade de fazer parte do grupo pioneiro é uma enorme satisfação.” destaca Olinto.