A pecuária bovina é uma das maiores potências econômicas em nosso país, tendo o maior rebanho comercial do mundo. E sua produtividade é toda alicerçada nas pastagens, visto que a maior parte da produção é feita nesses pastos, com a pecuária extensiva. Desse modo, manter as pastagens sadias e fortes é um dos principais artifícios para continuar gerando bons rendimentos na área, e fazer sua limpeza é fundamental.

Por isso, o artigo de hoje vem trazer os benefícios de uso de herbicidas na limpeza das pastagens.

As pastagens no dia a dia

As pastagens naturais são a forma largamente utilizada no Brasil para alimentação dos rebanhos, com aproximadamente 90% produção sendo feita nesse regime. Assim, podemos dizer que a produção da carne bovina no país está diretamente relacionada à saúde dos pastos.

Entretanto, diariamente, essas pastagens saudáveis são invadidas por plantas daninhas, que concorrem com elas diretamente por água, espaço e também por nutrientes. Muitas dessas ervas conseguem germinar mesmo em condições adversas e crescem rapidamente, diminuindo a produtividade dos pastos.

Invadindo esses espaços, as plantas reduzem a qualidade do pasto, afetando inclusive no ganho de peso do rebanho. Além disso, elas podem ser tóxicas aos animais das pastagens, causando-lhes inclusive a morte.

O processo de limpeza das pastagens

Para que essas plantas daninhas sejam removidas, foram desenvolvidas algumas técnicas de limpeza dos pastos. Dentre as práticas está o controle mecânico, que funciona por meio de roçada, com foice manual ou roçadeira a trator. Mas esse processo não é muito eficaz, já que tem efeito temporário, e só elimina o problema superficialmente. Após a roçada as plantas voltam a crescer com mais vigor, pois não há eliminação das raízes.

Outra alternativa é o controle químico feito com herbicidas. Essa prática provoca a interrupção total do crescimento das plantas invasoras e sua morte. Com isso, a pastagem consegue se desenvolver de maneira saudável. É recomendável que a limpeza seja feita nos períodos do ano em que a taxa de fotossíntese dessas plantas é alto. Desse modo, a absorção do herbicida pelas ervas daninhas também aumenta, incrementando a efetividade da limpeza. Os períodos mais propícios à limpeza são nos meses mais quentes do ano, sendo o período de novembro a março o mais recomendado.

Benefício do uso de herbicidas nas pastagens

O uso de herbicidas é uma das formas mais eficazes de limpeza dos pastos, resolvendo de forma definitiva o problema, além de melhorar o desenvolvimento saudável dos pastos. Com isso, pode ser observada uma melhora de até 50% na produtividade dessas áreas após a limpeza.

Os rebanhos, desse modo, conseguem se alimentar melhor, ganhar mais peso, ter mais saúde, e consequentemente produzir bem mais, tanto na produção de carne, como na produção de leite.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe e deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões. Sua opinião é muito importante.