Ultimamente as empresas estão investindo na melhoria da higiene na produção e armazenamento do leite. Este assunto tem sido muito discutido por causa precariedade no setor de produtos lácteos. Contudo, em alguns casos, tal problema pode estar ligado a falta de treinamento, infraestrutura e o uso incorreto dos produtos para o gado. Para solucionar essa questão, há algumas recomendações que podem apresentar bons resultados.

O primeiro passo é garantir que não ocorra nenhuma contaminação no leite. Para isso, uma rotina na ordenha deve ser estabelecida, como por exemplo, limpar com cuidado o úbere das vacas. Todas devem ter identificação, para lembrar sempre de separar o leite dos animais doentes ou em tratamento.

A segunda dica é manter o padrão de higiene durante a ordenha. Para isso, o ideal é averiguar o funcionamento do equipamento e garantir a limpeza no local, para que não ocorra nenhuma contaminação. E por fim, o produtor tem que se certificar que o leite está sendo armazenado adequadamente, sendo que, após a ordenha, ele deve ser levado imediatamente ao resfriamento. O local do tanque tem que ser higienizado com regularidade e proporcionar fácil acesso para o caminhão de coleta.